Theatro lotado e muita emoção na abertura do 1º Festival Deborah Rosa

Foto: Ronald Mendes


Marcada para sempre na história de Santa Maria pelo seu talento e contribuição à arte, a cantora Deborah Rosa, falecida em 2021, agora empresta seu nome a um festival que coloca a diversidade de gêneros e talentos da música da Cidade Cultura em total evidência.

Nesta quinta-feira (5), O Theatro Treze de Maio ficou lotado para a abertura do 1º Festival Deborah Rosa. 10 das 20 músicas selecionadas para a competição foram apresentadas em uma noite marcada por muita emoção. O evento tem entrada gratuita e segue até o sábado (7), sempre às 20h.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

O festival realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, foi apresentado por Cândice Lorenzoni, que se emocionou ao contar a trajetória e os inúmeros trabalhos de Deborah Rosa. Os discursos de autoridades e familiares da cantora relembraram os inesquecíveis trabalhos de Deborah, como seus tributos à Clara Nunes e Maria Bethânia e sua divertida Mamãe Noel do Viva o Natal.


Liciane Brun, Superintende de Cultura de Santa Maria e uma das organizadoras do evento, destaca o grande número de músicas inscritas e o expressivo cenário de música autoral da cidade:

– Nós percebemos que não existia um festival que pudesse mostrar toda esse potência musical de diversos gêneros e estilos. Temos a Tertúlia Musical Nativista, é claro, mas é mais regionalista. O Festival Deborah Rosa vem justamente para abraçar todas essas vertentes artísticas que pulsam aqui e são daqui. Foram 84 composições inscritas no festival, que depois passaram por uma triagem para chegar às 20. Tem muita qualidade em Santa Maria e ela vai ser vista no palco. 



Marina Monteiro, Robson Thomas e Lufe Duarte apresentaram "Passarinho Vai" no 1º Festival Deborah RosaFoto: Marcelo Oliveira (PMSM)


A primeira música a ser apresentada no festival foi Passarinho Vai, composta e interpretada por Robson Thomas, professor da rede pública e músico. Ele conta que a música nasceu quando estava fazendo intercâmbio estudantil na Argentina:

– Era período de pandemia e eu estava longe da pessoa que mais amo, minha companheira. Foi nesse contexto de isolamento que a escrevi, pensando em como seria bom poder ser um passarinho e voar para poder ver quem eu amo. Contei com a parceria do violonista e compositor Lufe Duarte, parceiro de várias produções com quem há muito tempo divido a estrada artística.


Após a apresentação das 10 músicas da primeira noite, os jurados Dúnia Elias, Paulo Inda, Adriana Deffenti, Marcos Krönig Corrêa e Adriana Sperandir, músicos renomados do Estado, se reuniram com a difícil missão de escolher as cinco canções que passarão para a fase final. Neste intervalo, quem subiu ao palco do Treze foram amigas e parceiras de palco da grande homenageada da noite.


Paola Matos, Gisele Guimarães, Tiane Tambara e Daiane Diniz se juntaram à Escola de Samba Vila Brasil e à Cia. Armazém para homenagem Deborah Rosa na abertura do festivalFoto: Ronald Mendes


As cantoras Daiane Diniz, Paola Matos, Gisele Guimarães e Tiane Tâmbara apresentaram o show especial Santa Maria (En)canta Deborah Rosa, que também contou com participação especial da Escola de Samba Vila Brasil e da Cia. Armazém. 

Para a amiga Daiane Diniz, o momento foi de muita emoção. Segundo ela, o festival vai ao encontro de tudo pelo qual Deborah Rosa sempre batalhou:

– Ela sempre quis que os colegas de trabalho produzissem música e que prosperassem nas carreiras então com certeza ela estaria aqui ajudando e torcendo para que esse festival tenha uma vida muito longa. É um momento para reverenciar essa cantora tão linda e maravilhosa que entregou tantas coisas para Santa Maria. É uma noite de retribuição e agradecimento. 


Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)



Na sexta-feira (6), as outras 10 músicas serão apresentadas e o show do intervalo fica a cargo da cantora Eveliny com a apresentação Mamãe I Love You. Já no sábado (7), as 10 músicas selecionadas para a grande final (5 de cada noite) voltam a ser apresentadas no palco.

O premiado cantor e compositor Nei Lisboa comanda o show do intervalo e o 1º Festival Deborah Rosa encerra com o anúncio dos grandes vencedores, que ganharão mais R$ 5 mil em prêmios. E o trófeu, criado pelo artista peruano-santa-mariense Juan Amoretti, tem o formato de uma linda rosa dourada. Como não poderia deixar de ser.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festivais e feira de brechós são opções para curtir neste fim de semana Anterior

Festivais e feira de brechós são opções para curtir neste fim de semana

Faltam 9 dias para o show do Jorge e Mateus em Santa Maria; saiba como adquirir seu ingresso Próximo

Faltam 9 dias para o show do Jorge e Mateus em Santa Maria; saiba como adquirir seu ingresso

Cultura